Notícias
ATENÇÃO PRIMÁRIA
Doenças respiratórias na estação da seca são destaque no próximo webinário de temas emergentes na APS
Crédito: Pixabay
No dia 16 de setembro (quinta-feira) acontece o sétimo encontro do I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS. Desta vez, a discussão se dará em torno da saúde respiratória dos pacientes na Atenção Primária, abordando a estiagem, o clima seco e a ocorrência de queimadas nesse contexto.
Neste período, a umidade é muito baixa em vários locais do Brasil, e o número de focos de incêndio (com grande capacidade de se alastrar na vegetação seca) aumenta. E, quanto mais próximas de regiões onde há população residente, maior o risco de desenvolvimento de doenças do trato respiratório.
Para debater o tema, foram convidados especialistas da área. São eles:
- Sônia Martins
Médica de família e comunidade, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Respiratória na APS (GEPRAPS) - Vitor Crestani Calegaro
Médico, doutor em psiquiatria e ciência do comportamento, professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenador do Ambulatório de Psiquiatria do Centro Integrado de Atendimento a Vítimas de Acidentes (CIAVA) - Izabella Barbosa de Brito
Farmacêutica e assessora técnica da Coordenação de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo (CGCTAB/Depros/Saps/MS)
A moderadora será a coordenadora adjunta de Formação e Provisão de Profissionais para Atenção Primária (CGPROP/Desf/Saps/MS), Mariana Bertol Leal, que além de sanitarista, é doutora em saúde pública.
“No cenário de seca e das queimadas podem surgir doenças respiratórias e também podem haver complicações de doenças pré-existentes, como asma, bronquite, alergias respiratórias e até ocorrências de intoxicação por inalação de fumaça das queimadas. Isso exige mais atenção por parte das equipes de saúde, especialmente da atenção primária, que são a porta de entrada do SUS”, explica o coordenador-geral da CGPROP, Alexandre Borges Fortes. O médico de família também lembra que a pandemia de covid-19 ainda é realidade, e também adiciona ao contexto climático pacientes com quadros de síndrome respiratória e das condições pós-covid.
O fórum
O I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da CGPROP/Saps, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a UNA-SUS. Os encontros pretendem capacitar gratuitamente profissionais de saúde da Atenção Primária, com foco nos participantes do Programa Mais Médicos.
A exibição da próxima quinta-feira (9) será feita no canal da Fiocruz Brasília (onde os participantes poderão fazer perguntas no chat) e no canal da Saps no YouTube. Assista os webinários anteriores.
Serviço
I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS
Webinário X - Doenças respiratórias em contexto de seca, estiagem e ocorrência de queimadas
Data: 16/9/2021
Horário: 18h30-20h
Onde assistir: Onde assistir: canal da Fiocruz Brasília ou canal da Saps no YouTube
Acesso gratuito
Correção: o evento estava marcado, inicialmente, para o dia 9 de setembro, mas sofreu alteração devido à agenda dos palestrantes