Notícias
INTERNACIONAL
Avanço na vacinação contra Covid-19 do Brasil é destaque em reunião com Boris Johnson
Com mais de 267,6 milhões de vacinas Covid-19 distribuídas, a campanha de vacinação do Brasil foi destaque em reunião entre o Brasil e o Reino Unido nesta segunda-feira (20). Na reunião do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, explicou que o Governo Federal adotou uma estratégia diversificada para a aquisição de vacinas, incluindo a produção 100% nacional de vacinas por meio da parceria exitosa entre a Astrazeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O Brasil já recebeu imunizantes da Fiocruz e o Instituto Butantan, instituições brasileiras, e das farmacêuticas americanas da Pfizer e da Janssen. Além disso, o Brasil participa do Covax Facility, consórcio formado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a distribuição de vacinas.
“Foi essa estratégia, que é um compromisso do Governo Federal, que colocou a campanha de vacinação contra Covid-19 entre as maiores do mundo. Mais de 267,6 milhões de vacinas já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde. Quase 90% da população adulta do Brasil já recebeu, pelo menos, a primeira dose na imunização para enfrentamento da pandemia”, afirma o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
A iniciativa foi parte das agendas da comitiva do presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), acompanhada pelo ministro da Saúde. Nesta segunda, Queiroga também se reuniu com investidores internacionais com o objetivo de promover investimentos internacionais para o fortalecimento do complexo industrial de saúde.