Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Comissão de Vigilância em Saúde do Mercosul planeja ações integradas de combate à Covid-19
O Ministério da Saúde coordena a agenda do Mercosul Saúde e tem como prioridade dar seguimento às discussões sobre ações no marco da pandemia de COVID-19 e promover ações de saúde nas fronteiras do Mercosul. Outros temas de destaque que fazem parte da agenda e estão sendo discutidos nas reuniões ao longo do semestre são: expansão da capacidade regional de produção de vacinas, Projeto de Prevenção Combinada ao HIV, doação e transplante, resistência antimicrobiana (RAM), enfrentamento às Hepatites B e C na América do Sul e acesso a medicamentos.
Durante a reunião online, dividida em dois dias, foram apresentadas as situações epidemiológicas dos eventos priorizados em cada um dos países a partir dos parâmetros e indicadores acordados em reunião preparatória da comissão, ocorrida em 21 de setembro. Na ocasião, foram mostrados os quadros epidemiológicos de doenças como Covid-19, dengue, zika, chikungunya, hepatites, tuberculose, hantavirose, leishmaniose visceral e tegumentar, além da malária.
"Essa reunião servirá para que possamos chegar a um consenso sobre as informações e dados monitorados do Mercosul. O fortalecimento da saúde pública na região é fundamental para que, juntos, possamos trabalhar por uma saúde pública cada vez melhor para todos", destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.
Além dos relatórios de cumprimento de metas estabelecidas entre os países, também foram abordados outros temas importantes para o bloco, como dados epidemiológicos, cobertura vacinal, vigilância das infecções por Covid-19 em pessoas vacinadas e vigilância dos efeitos adversos.
Conecte SUS
Durante os dois dias da conferência, os participantes internacionais também conheceram o Conecte SUS, do Ministério da Saúde. "A ferramenta encontra-se disponível para acesso web ou por meio de aplicativo pelo celular e torna possível a visualização dos registros de vacinação enviados para a base de dados do Ministério da Saúde”, explicou Medeiros.
O aplicativo possibilita a emissão de dois documentos: a Carteira Nacional de Vacinação Digital, que mostra as doses já administradas; e o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, já disponível para todos os cidadãos que concluíram o esquema vacinal. O documento digital também informa sobre a administração das duas doses ou dose única. “Para a vacinação de Covid-19, também disponibilizamos um documento digital. Esse certificado é uma medida do esforço do Ministério da Saúde em prol do cidadão brasileiro", finalizou o secretário.
Presidência Pró-Tempore
No ano em que se comemoram os 30 anos da assinatura do Tratado de Assunção, o Brasil exerce, no segundo semestre de 2021, a presidência ‘pró-tempore’ do Mercosul. Seguindo o critério de rotação alfabética, no primeiro semestre de 2021 coube à Argentina exercer a presidência. Em 2022, a presidência será exercida pelo Paraguai, no primeiro semestre, e pelo Uruguai, no segundo.
Durante sua presidência, que se estenderá até dezembro de 2021, o Brasil dará continuidade ao processo de modernização do Mercosul, caracterizado pela retomada econômico-comercial, intensificação da negociação de acordos comerciais externos e continuidade dos esforços de racionalização do funcionamento do bloco, com diminuição de custos e burocracia.
O Brasil coordena a agenda do Mercosul Saúde, que tem como prioridade dar seguimento às discussões sobre ações no marco da pandemia de Covid-19, além de promover ações de saúde nas fronteiras do Mercosul. Outros temas de destaque que fazem parte da agenda e estão sendo discutidos nas reuniões ao longo do semestre são: expansão da capacidade regional de produção de vacinas, Projeto de Prevenção Combinada ao HIV, doação e transplante, resistência antimicrobiana (RAM), enfrentamento às Hepatites B e C na América do Sul e acesso a medicamentos.
Gustavo Frasão
Ministério da Saúde
(61) 3315.3580 / 2746