Notícias
Saúde Indígena
Colaboradores da SESAI lançam música autoral para comemorar o alto índice de indígenas vacinados
Para celebrar o alto índice de indígenas vacinados contra a COVID-19 nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEI), os colaboradores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, lançam a música autoral: Vacina é Vida. A canção, que foi lançada em formato de videoclipe, incentiva os indígenas a se vacinarem em um momento em que a vacinação entre os povos indígenas está perto da meta estabelecida pela SESAI, que é de 90%.
Atualmente, os indígenas vacinados com a primeira dose representam 88%, enquanto o número daqueles que estão totalmente imunizados chegou a 81%. A mensagem central da música fala em liberdade e sobre a voltar ao cotidiano por meio da imunização e cuidados complementares, circunstâncias outrora prejudicadas por conta da pandemia.
A letra também desconstrói o receio do indígena em tomar o imunizante e exalta o trabalho dos profissionais de saúde nos DSEI, que levam a vacina para o território indígena e fazem busca-ativa permanente nas aldeias, garantindo que o número de indígenas vacinados suba a cada dia.
Vacina em território indígena
A população indígena foi priorizada no primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 que chegou ao Brasil. As primeiras doses do imunizante chegaram em área indígena no dia 19 de janeiro de 2021. A meta da SESAI é imunizar 90% dos 406 mil indígenas, acima de 18 anos, atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSus). Segundo o Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, o alto índice representa o resultado do compromisso do Ministério da Saúde em levar a vacina a todos os grupos prioritários.
“Precisamos destacar a obstinação dos mais de 14 mil colaboradores da Saúde Indígena, dos quais, mais de 60% são indígenas, que não mediram esforços para chegar às aldeias mais distantes para levar a proteção aos irmãos indígenas. Tudo isso sem descuidar dos outros atendimentos de atenção básica que a Sesai leva a cerca de 800 mil indígenas”, afirmou.
Reforço na vacinação para indígenas idosos e jovens entre 12 a 17 anos
A SESAI está realizando o planejamento e o monitoramento da vacinação da população indígena acima de 70 anos e imunossuprimidos inscritos no SasiSUS e especificidades da ADPF 709, com a dose de reforço. Além disso, já deu início à vacinação para a população indígena com idades entre 12 e 17 anos. As ações de vacinação continuam em todos os Distritos e os dados de vacinação são atualizados periodicamente.