Notícias
IMUNIZAÇÃO COMPLETA
Em São Paulo, Ministério da Saúde inicia Mega Vacinação para imunização com segunda dose e dose de reforço
Foto: Samuel Malta
A mais movimentada capital do Brasil foi um dos palcos do lançamento da Mega Vacinação contra a Covid-19 na manhã deste sábado (20). A iniciativa do Ministério da Saúde busca ampliar ainda mais a cobertura vacinal da população brasileira.
A campanha, que conta com horários de atendimento estendidos em unidades de saúde, já mostrou resultados no primeiro dia: cerca de 14 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 nas primeiras horas do final de semana na capital paulista.
Os 12 milhões de brasileiros que estão aptos para a segunda dose ou as pessoas que já podem tomar a dose de reforço na Região Sudeste podem contar com a mobilização nacional da Mega Vacinação. A força-tarefa ocorre em todo o país até 26 de novembro. No período, os postos de vacinação estarão preparados para intensificar a imunização dos brasileiros.
A secretária extraordinária de combate à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite, destacou o esforço dos profissionais de saúde de São Paulo e ressaltou a importância da vacinação completa. “São Paulo é um exemplo de pujança na vacinação. Os brasileiros devem seguir esse exemplo e garantir as duas doses e a dose de reforço”, ressaltou.
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, São Paulo tem 4,1 milhões de pessoas aptas para segunda dose. Em Minas Gerais são 2,3 milhões que precisam completar o esquema vacinal. No Espírito Santo, 336,6 mil pessoas já podem tomar a segunda dose.
No evento de mobilização realizado na UBS Jardim Colombo, na Zona Sul de São Paulo (SP), a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, destacou a importância da participação da sociedade na campanha de vacinação. “Aqui, temos 95% da população vacinada! O Brasil deve seguir o exemplo da capital paulista, e a população precisa procurar os postos de saúde para tomar sua vacina”, destacou.
Além da segunda dose, a campanha também é focada na importância da dose de reforço, para intensificar a proteção contra a Covid-19. No Sudeste, 4,8 milhões de pessoas já podem comparecer aos postos de vacinação para reforçar a imunidade em novembro. Lembrando que essa etapa é recomendada para todos os brasileiros acima de 18 anos que completaram o ciclo vacinal há 5 meses ou mais. O reforço deve ser feito, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer.
Ao todo, o Brasil tem 21 milhões de brasileiros que devem procurar os postos de vacinação espalhados por todo o Brasil para garantir a proteção máxima com a segunda dose. Além disso, quem já está no momento de tomar a dose de reforço, não pode perder tempo. São mais de 12 milhões de brasileiros aptos para a dose de reforço ainda em novembro.
O Ministério da Saúde já enviou 151,5 milhões de doses para os quatro estados do Sudeste, sendo que 135,4 milhões foram aplicadas. A região conta com um saldo de 16,1 milhões de imunizantes.
Henrique Jasper
Ministério da Saúde