Notícias
Ministério da Saúde e Janssen avançam para estágio final da compra da vacina contra a Covid-19
Em reunião com ministro Eduardo Pazuello, farmacêutica se comprometeu a priorizar o Governo Federal na disponibilidade de doses, que devem começar a chegar ao país entre julho e setembro
Publicado em
03/03/2021 21h40
Atualizado em
01/11/2022 10h35
O Ministério da Saúde e a Janssen entraram nas negociações finais para a compra de 38 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu nesta quarta-feira (03/03) com representantes da farmacêutica para confirmar a intenção do Governo Federal de adquirir o imunizante para ampliar ainda mais a vacinação em todo o País.
“Essa vacina vai somar-se às outras vacinas que o Brasil está produzindo e comprando, e vai ser mais um instrumento para nos dar capacidade de vacinar a população brasileira em 2021”, disse Pazuello.
As tratativas só avançaram depois da aprovação, no Congresso, do projeto de lei que flexibiliza a compra de vacinas - medida acordada após conversas entre o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. O projeto vai à sanção presidencial.
Durante a reunião, os representantes da Janssen reconheceram o Ministério da Saúde pela colaboração constante e pelos avanços na parceria que possibilitará o fornecimento de uma vacina de dose única à população brasileira.
O cronograma proposto prevê a disponibilidade de 16,9 milhões de doses entre julho e setembro e outros 21,1 milhões de doses entre outubro e dezembro de 2021.
Marina Pagno
Ministério da Saúde