Notícias
Saúde Indígena
DSEI Guamá-Tocantins equipa 28 UBSI em área indígena no Pará
DSEI Guamá-Tocantins equipa 28 UBSI em área indígena no Pará.
O atendimento de saúde aos indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá-Tocantins está sendo aprimorado. Durante essa semana, ocorre a Operação DSEI GUATOC, uma parceria do DSEI com o Exército Brasileiro para transportar equipamentos, materiais médico-hospitalares e mobiliários para 28 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), instaladas em aldeias do norte do Pará.
A aquisição dos equipamentos e suprimentos médicos são feitas por licitação. Dentre eles estão 74 itens de mobiliários como maca clínica, mesa ginecológica e refrigerador. Para o cacique Kamiran Tembé, da aldeia São Pedro, no Polo Base Capitão Poço, não são só os indígenas que moram em aldeias próximas às UBSI que serão beneficiados. “Essas UBSI que estão recebendo os materiais vão atender também as aldeias ao redor das UBSI”, lembrou o cacique.
O objetivo da ação é proporcionar às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e às populações indígenas locais, boas condições de atendimento de saúde principalmente neste momento de enfrentamento, combate e prevenção da pandemia causada pela covid-19.
“Quero agradecer o desempenho da SESAI e do DSEI que têm trabalhado bastante para trazer a saúde dos povos indígenas. Estamos sempre na luta para combater a pandemia e não cansamos de trabalhar a respeito disso”, ressaltou Ednaldo Tembé, cacique da aldeia Sede, no Polo Base Santa Luzia.
A operação é uma parceria do DSEI GUATOC, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), com o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, através do Comando Militar do Norte (CMN).