Notícias
Saúde Indígena
Atenção à saúde da mulher é destaque no DSEI Vale do Javari
Atenção à saúde da mulher é destaque no DSEI Vale do Javari.
A gravidez é um momento único na vida da mulher e merece toda a atenção. Com o objetivo de prestar um melhor atendimento às indígenas e grávidas das aldeias, 26 profissionais, entre médicos e enfermeiros, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari participaram da qualificação da atenção ao pré-natal e puerpério entre os dias 21 e 25 de junho.
Com treinamento teórico e prático, os profissionais aprenderam sobre a atenção ao pré-natal, com foco no fortalecimento da realização dos exames.
O treinamento tem o objetivo de fortalecer as ações voltadas à saúde da mulher com destaque ao acompanhamento do pré-natal dentro do território indígena. “Sem dúvidas, o treinamento vai contribuir na melhoria do acesso, qualidade da assistência ofertada e no aperfeiçoamento e vigilância dos nossos profissionais para a identificação de qualquer sinal de alerta para prosseguir de forma segura o manejo adequado com as intercorrências que surgem”, afirmou a enfermeira Tarcila Sales.
O projeto-piloto de capacitação é uma parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Coordenação de Gestão de Atenção da Saúde Indígena (COGASI) da SESAI para os Distritos que são prioritários para a saúde das mulheres e saúde das crianças. Essa foi a terceira capacitação desse tipo. As primeiras ocorreram nos DSEI Yanomami e Alto Rio Solimões.
Por Patrícia Rodrigues/NUCOM/SESAI