Notícias
VACINA COVID-19
Fiocruz defende intervalo de 12 semanas entre as duas doses da vacina AstraZeneca
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) defende a manutenção do intervalo de 12 semanas entre a aplicação das duas doses da vacina AstraZeneca. Em nota, a instituição esclareceu na terça-feira (13) que o intervalo de três meses entre a aplicação dos imunizantes considera dados que demonstram uma proteção significativa já com a primeira dose.
De acordo com a Fiocruz, a produção de uma resposta imunológica é ainda mais robusta nesse intervalo. A Fiocruz também defende que o intervalo de aplicação que vem sendo feito permite acelerar a campanha de vacinação ao imunizar um número maior de pessoas.
No documento, a Fundação também reforçou que permanecerá vigilante quanto às variantes do coronavírus e continuará produzindo estudos de efetividade da vacina para subsidiar a estratégia de imunização no país.
AstraZeneca
A vacina da Oxford/AstraZeneca é o imunizante mais aplicado no Brasil. Cerca de 46,5% das pessoas que já receberam ao menos uma dose da vacina Covid-19 foram imunizadas com ela. Até o momento, mais de 51,2 milhões de doses da AstraZeneca já foram aplicadas.
Pátria Vacinada
A vacinação da população adulta contra a Covid-19 é prioridade número um do Ministério da Saúde. Até agora, a Pasta já distribuiu 147,2 milhões de doses de vacinas Covid-19 para estados e o Distrito Federal.
Mais de 117 milhões de doses já foram aplicadas. Dessas, 85,5 milhões correspondem à primeira dose e 31,4 milhões à segunda. Cerca de 53,4% do público-alvo já recebeu ao menos uma dose da vacina e 19,6% completaram o esquema vacinal. Veja mais dados sobre o vacinômetro aqui.
Mahila Lara
Ministério da Saúde