Notícias
ATENÇÃO P´RIMÁRIA
Resultado do Edital Mais Médicos para Manaus é publicado
O Ministério da Saúde divulgou hoje (25/01) o resultado final do Edital nº 1/2021 do Mais Médicos para o Brasil, selecionando 108 profissionais para reforçar a Atenção Primária de Manaus. O edital emergencial provê profissionais para atuarem na APS da capital do Amazonas. Com as contratações, mais de R$ 22 milhões serão transferidos para a promoção da saúde primária local. Confira a lista dos classificados.
Os candidatos têm até amanhã (26/01) para manifestarem interesse em assumir as vagas oferecidas no endereço eletrônico http://maismedicos.saude.gov.br. Em seguida, é a vez de os gestores municipais analisarem a documentação necessária, confirmando se os participantes atendem aos requisitos previstos no Edital de chamamento para, assim, efetivarem a homologação dos profissionais. Somente após a validação da alocação pelo gestor, atendidos os demais requisitos previstos no edital, o médico estará apto ao início das suas atividades no Projeto.
Entre os dias 29 de janeiro e 10 de fevereiro, os médicos estarão em seus novos postos de trabalho para atender a população manauara.
Confira o cronograma do edital para não perder os prazos de cada etapa.
Para promover e ampliar o cuidado diante do cenário de pandemia, além da disponibilização de 108 vagas, o governo federal credenciou novas equipes de Saúde da Família (eSF), e equipes de Atenção Primária (eAP) e equipes de Saúde Bucal (eSB). As equipes são multiprofissionais, compostas por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, auxiliar em saúde bucal ou técnico em saúde bucal, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), dependendo da modalidade. Foram credenciados 180 ACS, 40 eSF, 50 eAP e três equipes de Saúde Bucal (eSB) com previsão de repasse mensal de R$ 1.477.971,42 a mais. Com o credenciamento, o município terá 1.319 ACS, 309 eSF, 139 eAP e 194 eSB.
Mais Médicos
O Mais Médicos para o Brasil é responsável pelo provimento de aproximadamente 16.500 profissionais médicos distribuídos em todo o território brasileiro nas Unidades Básicas de Saúde. Atualmente, cerca de 64 médicos trabalham na Atenção Primária de Manaus por meio do programa. Ao final do edital, espera-se que 172 profissionais atuem na capital amazonense.