Notícias
ATENÇÃO PRIMÁRIA
Edital do Mais Médicos para o Brasil teve 153 profissionais inscritos para atuação na APS de Manaus
O contexto de saúde nacional e internacional apontou novos desafios. Nesse sentido, para reforçar a assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Manaus (AM), o Ministério da Saúde publicou edital do Programa Mais Médicos para o Brasil recrutando 108 profissionais para a capital amazonense. O processo seletivo teve 153 inscrições, o que permitirá a ocupação de 100% das vagas. O resultado do chamamento será publicado na próxima segunda-feira (25/01).
O secretário de Atenção Primária à Saúde, Dr. Raphael Parente, reafirmou o compromisso da secretaria em dar prioridade às ações contra Covid-19. “Buscamos prover médicos para reforçar a linha de frente em Manaus. Com essa ação, o ministério quer reforçar o trabalho das equipes e ampliar o cuidado da população. Esses profissionais se somam aos demais que já estão em atividade, levando atendimento para o território. A Atenção Primária é fundamental para conter o agravamento de doenças, não apenas da Covid-19. Ela é a porta de entrada no SUS. Toda a rede precisa que esse atendimento seja feito de maneira eficaz”, destacou.
A estratégia de contratação reforça o aumento de profissionais atuando na Atenção Primária à Saúde por meio de atendimento qualificado à população. Com o reforço de mão de obra médica, a oferta de mais ações e serviços poderá fortalecer a integralidade na promoção da saúde e a organização dos serviços prestados nas unidades de saúde. Isso quer dizer que a população vai buscar atendimento e conseguir ser avaliada por uma equipe de saúde.
Próximos passos
Após a divulgação do resultado, os candidatos terão até terça-feira (26/01) para manifestarem interesse em assumir as vagas oferecidas no endereço eletrônico http://maismedicos.saude.gov.br. Em seguida, é a vez dos gestores municipais analisarem a documentação necessária, confirmando se os participantes atendem aos requisitos previstos no Edital de chamamento para, assim, efetivarem a homologação dos profissionais. Somente após a validação da alocação pelo gestor, atendidos aos demais requisitos previstos no edital, que o médico, estará apto ao início das suas atividades no Projeto. A partir de 29 de janeiro os médicos estarão atuando em seus novos postos de trabalho atendendo à população manauara.
Confira aqui o cronograma completo.
Mais Médicos para o Brasil
O Mais Médicos para o Brasil é responsável pelo provimento de aproximadamente 16.500 profissionais médicos distribuídos em todo território brasileiro nas Unidades Básicas de Saúde municipais. Atualmente, cerca de 64 médicos trabalham na Atenção Primária de Manaus por meio do programa. Ao final do edital, espera-se que 172 profissionais atuem na capital amazonense.
Reforço das equipes
Para promover e ampliar o cuidado diante do cenário de pandemia, além da disponibilização de 108 vagas, o governo federal credenciou novas equipes de Saúde da Família (eSF), e equipes de Atenção Primária (eAP) e equipes de Saúde Bucal (eSB). O investimento será de R$ 1,3 milhão por mês.
Leia mais: