Notícias
OPORTUNIDADE
Ministério da Saúde divulga resultado preliminar de editais para concessão de bolsas em programas de residência
O Ministério da Saúde divulgou o resultado preliminar dos editais de concessão de bolsas para os programas de residência médica e em área profissional de saúde. A relação das instituições pré-aprovadas está publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (27). Serão concedidas até 150 bolsas nas áreas da medicina e outras 150 em área profissional de saúde, aprovadas após o período de análise de recursos, conforme a pontuação classificatória de cada programa.
O prazo para a interposição de recursos começa na terça-feira (28) e termina no dia 31 de dezembro. Os documentos deverão ser encaminhados à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), exclusivamente, por meio do Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residências .
Acesse aqui:
1) https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-16-de-23-de-dezembro-de-2021-370125010
2) https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-15-de-23-de-dezembro-de-2021-370119408
Os habilitados demonstraram cumprir com todos os critérios de admissibilidade após a análise dos documentos anexados e da situação do Programa perante as Comissões de Residência. Dentre os objetivos dos editais estão o incentivo à formação de profissionais em especialidades e em áreas de concentração e regiões prioritárias estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Investimento e valorização profissional
A partir de 1º de janeiro de 2022, o valor mínimo da bolsa paga aos residentes médicos e residentes em área profissional da saúde passará a ser de R$ 4.106,09; até então, o valor bruto é de R$ 3.330,43.
A concessão do reajuste de 23,29% representa o reconhecimento por parte do Governo Federal de que a residência é um eficiente mecanismo para especializar o profissional e que a formação continuada é essencial para a sustentabilidade e aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ministério da Saúde