Notícias
MS PELO BRASIL
Em Sobral (CE), Queiroga anuncia investimentos e destaca avanço da vacinação contra a Covid-19
Localizado no Norte do Ceará e uma das principais cidades do estado, o município de Sobral (CE) foi o destino do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na quinta-feira (12). Durante a visita a hospitais e universidades da localidade, ele anunciou investimentos, destacou o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, além de pedir atenção no combate a outras doenças.
A comitiva do Ministério da Saúde iniciou a agenda com uma visita à Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Queiroga conheceu a estrutura do local e inaugurou um acelerador linear, usado no tratamento de radioterapia para pacientes com câncer. Durante a visita, Queiroga anunciou um investimento de R$ 4,5 milhões para a aquisição do equipamento. Ele também passou por consultórios, leitos de enfermaria e UTI, maternidade e sala de cirurgia.
O ministro anunciou mais investimentos para entidades filantrópicas de todo o país e chamou a atenção para o combate às doenças prevalentes do país que, assim como a Covid-19, é a causa de muitos óbitos todos os anos.
"O compromisso do Ministério da Saúde com a sustentabilidade de instituições como a Santa Casa de Misericórdia de Sobral é inarredável. O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, como vocês sabem, teve sua vida salva em uma Santa Casa, a de Juiz de Fora (MG). Então por isso, ele tem uma sensibilidade especial em relação a essas instituições", disse.
Presidente licenciado da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), médico e gestor que valoriza a formação de médicos e demais profissionais de saúde, o ministro participou de um encontro com estudantes de medicina em uma universidade do município. Durante o encontro, Queiroga destacou a importância da formação continuada e especialização, e que a residência médica é a melhor forma de se formar profissionais cada vez mais capacitados. Neste evento, o ministro enfatizou que o Brasil avança na vacinação e que a imunização é o caminho para vencer a pandemia de Covid-19.
"Nós estamos confiantes em pôr fim ao caráter pandêmico dessa doença. E a esperança são as vacinas. Fizemos a encomenda tecnológica com a AstraZeneca [...] e não paramos por aí. Nós não colocamos os ovos dentro de uma mesma cesta porque pode haver um problema. Então, o governo adotou uma frente diversificada, por exemplo: aderimos ao consórcio Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde, para ter 10% da população coberta com vacinas. Isso representa cerca de 40 milhões de doses de vacinas”, explicou.
O ministro ainda mencionou os contratos firmados com farmacêuticas multinacionais. “É o caso da Janssen: 38 milhões de doses de vacinas. Fizemos contrato com a Pfizer: 200 milhões de doses de vacinas. Fizemos contrato com o Instituto Butantan. É por isso que eu posso aqui assegurar a vocês que em setembro toda a população adulta acima de 18 anos, 160 milhões de pessoas, já terão recebido a primeira dose da vacina, e até o final do ano, todos estarão vacinados", reforçou.
Por fim, a comitiva visitou o Hospital do Coração de Sobral, vinculado à Santa Casa de Misericórdia. A unidade é referência em cardiologia para todo o Norte do Ceará.
Gustavo Frasão
Ministério da Saúde