Notícias
Ministro da Saúde e embaixador da União Europeia discutem ações de enfrentamento à pandemia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, reuniram-se em videoconferência nesta quinta-feira (15/4) para tratar de ações coordenadas a serem tomadas entre o governo brasileiro e países europeus no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Durante a conversa, o ministro reforçou que tem buscado a aproximação com a comunidade científica e universidades. "Nós adotamos uma série de medidas de aproximação com as sociedades científicas, principalmente aquelas mais relacionadas ao momento em que estamos vivendo, como as de pneumologia, medicina intensiva, infectologia", destacou.
Queiroga destacou, ainda, a importância da antecipação de doses de vacinas Covid-19 para o Brasil, que nos últimos meses enfrenta um agravamento do cenário epidemiológico. Sinalizou a disposição do país em ajudar o restante do mundo com a produção de doses de imunizantes contra a Covid-19, dada a alta capacidade nacional de produzir vacinas de qualidade, fabricadas por instituições respeitadas internacionalmente, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan.
Ybañez reconheceu a necessidade do Brasil de mais vacinas e insumos e se comprometeu a reforçar as ações de cooperação no enfrentamento da doença. "Se não sairmos todos juntos dessa crise, não sai ninguém", destacou, ao reforçar o interesse de trabalhar junto ao Brasil para que o mundo possa vencer a crise provocada pela pandemia.