Notícias
ATENÇÃO P´RIMÁRIA
Informatiza APS: projeto piloto em Alagoas tem prazo prorrogado
Considerando o atual contexto da emergência de saúde pública em decorrência do novo coronavírus, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS) prorrogou o prazo para envio dos dados ao Ministério da Saúde. A determinação vale apenas para os municípios de Alagoas que participam do projeto piloto do programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde, o Informatiza APS. A mudança foi publicada pela Portaria nº 1.247, de 18 de maio de 2020.
Com a prorrogação o gestor passa ter mais quatro meses para implementar a informatização e regularizar o envio dos dados por meio de sistema de prontuário eletrônico das equipes de Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP) aderidas ao projeto-piloto. A informatização visa qualificar as informações em saúde e o acompanhamento da situação dos usuários vinculados à APS.
O estado de Alagoas foi escolhido para o projeto-piloto do Conecte SUS pois os municípios do território alagoano possuem alta cobertura de Estratégia Saúde da Família (ESF), porém apenas 24% dos estabelecimentos de APS eram informatizados no momento do lançamento. Foram publicadas a adesão de 603 estabelecimentos da APS ao projeto. Receberam recurso de custeio para implantação 96 municípios do estado, totalizando um repasse de R$ 5,5 milhões. O valor variou conforme classificação geográfica rural-urbana estabelecida pelo IBGE e tipo de equipe.
Leia também
Nota técnica lista parâmetros mínimos do Informatiza APS
Municípios começam a receber custeio para informatização da APS
Saiba como solicitar custeio de informatização