Notícias
Saúde Indígena
DSEI Minas Gerais e Espírito Santo intensificam ações de prevenção à COVID-19
O barco levará as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) até os domicílios ribeirinhos do rio Comboios, onde vivem cerca de 200 indígenas da etnia Tupiniquim, e servirá também para a travessia fluvial da população.
Devido à pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19), o Distrito intensificou as visitas às aldeias e está realizando a vacinação contra a influenza e as doenças imuno-preveníveis do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). Também tem realizado atendimento domiciliar de idosos e gestantes para evitar o deslocamento da população aos hospitais da cidade.
Os profissionais das EMSI receberam capacitação sobre a COVID-19 e levaram orientações às aldeias através de material informativo enquanto distribuíam máscaras e álcool 70% para a população. O DSEI Minas Gerais e Espírito Santo recebeu kits de materiais de higiene, da empresa Vale S.A., para disponibilizar às comunidades indígenas. E o Polo Base do município de Resplendor (MG) recebeu um carrinho de limpeza multifuncional da Secretaria Municipal de Saúde.
Para evitar que a COVID-19 seja disseminada nas aldeias, estão sendo realizadas barreiras sanitárias que evitam a entrada de outras pessoas nas comunidades. Em algumas, os próprios indígenas elaboraram faixas bilíngues pedindo a colaboração no isolamento social. Em Aracruz (ES), o DSEI, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a Polícia Militar estão realizando a medição da temperatura e entregando máscaras e álcool em gel para os veículos na rodovia que atravessam a aldeia em direção ao litoral. A recomendação da SESAI é de que os indígenas permaneçam em isolamento, evitem as cidades e aglomerações e lavem as mãos constantemente.
Além disso, o Distrito está realizando a seleção da Equipe de Resposta Rápida, por edital, para atuar no combate à doença nas aldeias junto com as EMSI.