Notícias
COVID-19
Saúde prorroga 248 leitos de UTI
Dando continuidade nas ações de apoio estratégico do Governo Federal no enfrentamento da Covid-19 aos entes federados, o Ministério da Saúde prorrogou, nesta terça-feira (22), 248 leitos de UTI Adulto solicitados pelos estados e municípios, com investimento de R$ 22,8 milhões, para os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Os recursos são repassados a partir da publicação das portarias no Diário Oficial da União (DOU).
A Saúde já custeou a prorrogação da habilitação de 19.295 leitos de UTI. O valor investido pelo Governo Federal é de R$ 1,1 bilhão pago em parcela única para que os estados e municípios façam o custeio dessas unidades por mais 30/60dias – ou enquanto houver necessidade em decorrência da pandemia.
A prorrogação dos leitos de UTI destinados exclusivamente para o tratamento de pacientes com a Covid-19 vem ocorrendo desde agosto deste ano. O gestor local de saúde pode solicitar ao Ministério da Saúde a prorrogação quantas vezes avaliar necessário, desde que atenda as orientações da pasta.
Para prorrogação, a taxa de ocupação de leitos de UTI deve ser superior a 50% dos leitos encontrados no plano de contingência, além da estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.
Confira as prorrogações de leitos publicadas no DOU nesta terça-feira (22)
PORTARIA GM/MS Nº 3.680, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2020
Por Lídia Maia
Ministério da Saúde
(61) 3315-3587/3580