Notícias
Ministro Pazuello visita novo prédio de pesquisas da UFRJ
Instituição ganhará novo Centro de Pesquisas avançadas em Medicina de Precisão
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou, na manhã deste sábado (29), o novo prédio de pesquisas em Medicina de Precisão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A unidade está em fase final de instalação e deve ser inaugurada até o fim deste ano. Com a nova unidade, a instituição terá uma nova área para pesquisas laboratoriais em Saúde de Precisão. Na ocasião, o ministro também se reuniu com pesquisadores da instituição para reforçar o compromisso do Ministério da Saúde no apoio a pesquisas e avanços na área da medicina genética.
“É um marco para a saúde pública quando avançamos no que há de melhor e mais moderno em tecnologia, com pesquisadores altamente qualificados para cuidar bem dos brasileiros. É um orgulho para todos nós vermos iniciativas assim, que a longo prazo, pode salvar a vida de milhões de brasileiros”, destacou Pazuello.
Esta área da medicina torna o diagnóstico mais preciso, ao utilizar dados genéticos das pessoas, permitindo a personalização do tratamento, e tornando todo o processo mais seguro e eficaz. Neste setor da medicina é possível observar e compreender o comportamento de doenças, para que, a longo prazo, o melhor tratamento, ou até mesmo a cura de algumas doenças raras e complexas, possam ser alcançados.
Durante a visita na UFRJ, o ministro interino da Saúde também conheceu o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio), da Universidade, que completa 100 anos em 2020. “Nós assumimos este compromisso com o país, porque podemos deixar o Sistema Único de Saúde mais estruturado, e a gente está aqui para ajudar aos mais de 200 milhões de brasileiros”, destacou a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.
Ministério da Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 2351