Notícias
ATENÇÃO P´RIMÁRIA
Método Clínico Centrado na Pessoa é tema de Educação Continuada Saps
Profissionais da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) participaram de mais uma edição de Educação Continuada na sexta-feira (18). Desta vez, o 3º encontro teve como convidado o Dr. Daniel Knupp Augusto, com o tema Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP).
Na mesa de abertura, o diretor de Programas, Lucas Wollmann, enfatizou a importância do evento para os profissionais que compõem a Saps. “Estamos em um ano de ações mais estruturantes da Secretaria e da APS com a intenção de, ao longo do tempo, começar a direcionar nossa atenção para questões relacionadas diretamente com a rotina de atendimento dos profissionais de saúde”.
Daniel Knupp abordou a importância do Método Clínico Centrado na Pessoa, cujo objetivo é estabelecer uma boa relação médico-pessoa. “Para o desenvolvimento da APS, a atenção integral e resolutiva deve ser orientada pelos princípios da integralidade, longitudinalidade, responsabilização, humanização e do vínculo, considerando o sujeito em sua singularidade e inserção sociocultural”, reforçou.
O palestrante pontuou que o método oportuniza a incorporação de medidas de promoção à saúde e de prevenção de doenças. “Recentemente tivemos essa metodologia aplicada pelo Ministério da Saúde com o lançamento do Programa Saúde na Hora e com a consulta pública da carteira de serviços ofertados na APS”.
Ao final, Daniel disse que foi uma surpresa receber o convite para o encontro. “Me chamou a atenção a participação da equipe Saps com um debate produtivo. Foi uma honra poder participar de uma agenda como essa. É a primeira vez que tenho a oportunidade de trabalhar sobre esse tema com profissionais do Ministério da Saúde”
Educação Continuada
A iniciativa tem como objetivo promover debate entre os colaboradores da Saps sobre os principais desafios que são colocados para o SUS. Além disso, tem também a intenção de ampliar o olhar para as possíveis soluções, especialmente no que tange ao papel da gestão federal da agenda Atenção Primária à Saúde. O próximo encontro acontecerá no dia 1º de novembro com a médica de família e comunidade Patrícia Chueiri.