Notícias
ATENÇÃO P´RIMÁRIA
Experiências que ampliam acesso à APS serão premiadas
As três experiências vencedoras do Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal serão conhecidas no dia 29 de outubro, em cerimônia organizada na Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS) pela própria organização e pelo Ministério da Saúde.
O evento, que será transmitido em tempo real, vai reunir as 11 práticas finalistas selecionadas pelo comitê técnico da iniciativa, além de gestores das três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores, profissionais de saúde, entre outros. Três nomes escolhidos por jurados especiais serão anunciados.
As experiências finalistas são:
Premiação
Os autores das três experiências vencedoras participarão de uma viagem de estudo para conhecer uma experiência internacional de atenção à saúde centrada no usuário do sistema. Elas também vão compor a publicação técnica eletrônica editada pela OPAS e Ministério da Saúde, chamada NavegadorSUS, a ser lançada no evento.
Além disso, as três experiências serão analisadas em profundidade e sistematizadas por pesquisadores em estudo de caso a ser publicado no primeiro semestre de 2020, na publicação científica APS em Revista, editada pela Rede de Pesquisa em APS da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
A publicação eletrônica NavegadorSUS trará a ficha técnica das experiências ganhadoras e das finalistas, o resumo das experiências indicadas para o prêmio e a lista das práticas aprovadas na iniciativa. A análise técnica das experiências inscritas no Prêmio APS Forte para SUS ficou a cargo de um grupo de trabalho composto por gestores, profissionais de saúde, acadêmicos, especialistas nacionais e internacionais, convidados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) e da OPAS Brasil.
Cerimônia de premiação
Dia: 29 de outubro
Horário: 9h às 12h
Transmissão online: http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal