Para Sílvia, é possível que os órgãos federais responsáveis por políticas públicas relacionadas a indígenas passem a articular ações e, até mesmo, realizar compromissos conjuntos. “A ação coordenada de quem trabalha pelo indígena pode multiplicar os resultados positivos do trabalho e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos índios brasileiros. Nossas pautas vão ficar mais fortes se estivermos unidos”, explicou.
Cláudio Badaró, representando o presidente da Funai, também destacou a importância da atuação conjunta dos órgãos e citou o exemplo da homologação das pistas de pouso que está sendo feita em parceria com a SESAI/MS. “A força da parceria com a SESAI está permitindo realizar algo que é importante para a atenção integral aos indígenas”, completou Badaró.
A Secretária de Modalidades Específicas de Educação do MEC, Ilda Peliz, disse que a união de esforços dos órgãos federais pode resolver gargalos importantes na área de logística, entre outras. Ela acredita que a iniciativa vai contribuir para que os resultados das ações cheguem de forma efetiva aos indígenas.
A secretária nacional de Política de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, Família e Direitos humanos, Sandra Terena, que já realizou algumas agendas em conjunto com a SESAI/MS, saudou a iniciativa da Secretária Sílvia Waiãpi e disse que, juntos, esses órgãos federais poderão ter maior efetividade no desenvolvimento dos indígenas brasileiros.
Mesmo sem poder acompanhar todo o encontro, o Secretário de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Iury Ribeiro, participou da reunião e confirmou a disposição da Secretaria para atuar em conjunto com todos os órgãos federais que trabalhem na questão indígena e disse que a iniciativa da SESAI/MS pode incrementar o trabalho que o Governo Federal tem feito em relação aos povos indígenas.
No fim do encontro Sílvia Waiãpi demonstrou sua satisfação com a disposição de atuação conjunta demonstrada por todos os órgãos federais convidados para a reunião. “Acredito que estamos dando o primeiro passo de uma caminhada que será de muitos resultados para o desenvolvimento dos indígenas brasileiros”, encerrou Sílvia.
Por Murilo Caldas, do Nucom/SESAI
Atendimento à imprensa
(61) 3315.3580