Notícias
ATENÇÃO P´RIMÁRIA
Encontro Estadual de Santa Catarina reúne trabalhadores da APS de mais de 250 municípios
Mais de quinhentas (500) pessoas participaram do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (EEFAPS) de Santa Catarina, de 24 a 25 de junho. O evento aconteceu no Centro Sul de Florianópolis e reuniu representantes do Ministério da Saúde, trabalhadores e gestores estaduais e municipais da Atenção Primária.
“A participação e integração desses entes, com suas diferentes experiências na implantação da APS, foi um ganho para todos nós. Com destaque para a experiência estadual de integração entre Atenção Primária e vigilância, que avança na garantia de um olhar ampliado sobre a saúde na perspectiva pessoal, comunitária, sanitária e ambiental”, colocou a Tecnologista em Gestão de Políticas Públicas em Saúde do Ministério da Saúde, Etel Matielo.
O secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino, esteve presente e apontou ganhos para o estado frente ao evento: “tivemos uma escuta bem capacitada dos municípios, que apresentaram as demandas que entendem ser importantes, e também tivemos a sinalização do MS quanto à nova estruturação e criação da Secretaria de Atenção Primária, o que entendemos como muito importante”.
Já o secretário da Saúde do Município de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, descreveu o encontro como possibilidade para avançar em propostas e conhecimento dos programas que o Governo Federal estabelece para o país. “É gratificante evidenciar nesse encontro a sintonia que existe entre o governo federal, estadual e municipal sobre a necessidade da APS como redefinidora do papel da atenção à saúde no país. Por mais que tenhamos problemas, temas que serão discutidos ao longo do evento, acho que já começamos a não mais nos perguntar “por que” fazer isso, mas “como” fazer isso, pontuou o secretário.
Encontros Estaduais
Os Encontros Estaduais para fortalecimento da Atenção Primária à Saúde têm o objetivo de discutir os principais programas e propostas para aprimorar a APS em cada estado do país. Os eventos são organizados pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do MS em parceria com as Secretarias de Saúde dos estados e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde. A construção de uma agenda conjunta entre os entes é feita com a identificação dos principais desafios para a concretização de uma APS acolhedora e resolutiva, capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde.
A metodologia do Encontro em Florianópolis incluiu palestras e oficinas temáticas sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB); a integração da APS com a vigilância; equidade em saúde; Práticas Integrativas e Complementares (PICS); Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB); entre outras.
Veja as fotos do evento aqui .
Apresentações
Em breve, vídeo do encontro será disponibilizado neste mesmo link.
Saiba mais