Notícias
Saúde Indígena
Etapa Local da 6ª CNSI no DSEI Tocantins começa com reunião do povo Krahô
A Conferência Krahô foi o ponto de partida para a realização das etapas locais da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena na área de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena Tocantins (DSEI Tocantins). Realizada entre os dias 24 e 25 de outubro, na Câmara Municipal de Itacajá, a 201 km de Palmas (TO), a conferência contou com a participação de 50 pessoas, entre usuários, trabalhadores e gestores do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (SasiSUS).
Estiveram presentes à solenidade de abertura o coordenador do DSEI Tocantins, Marcelo Lucena, o prefeito de Itacajá, Cleoman Correia, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Antônio Marcos Karajá, a chefe das ações de atenção à saúde do DSEI, Eva Ferreira, o presidente do Conselho Local Krahô, Roberto Kraté, a secretária municipal de saúde de Goiatins (município vizinho), Cleane Feitosa, e Juraci Gonçalves, representando Instituto Ovídio Machado, empresa conveniada da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS).
“Ninguém melhor do que vocês, que foram escolhidos pelo povo, para falar sobre nossa saúde”, afirmou o presidente do CONDISI Tocantins, Marcos Karajá. A abertura contou com uma apresentação cultural de dança e cantos da etnia Krahô.
Após a leitura e aprovação do Regulamento da Etapa Local da Conferência e apresentação dos principais indicadores de saúde da população atendida pelo DSEI Tocantins, os participantes dividiram-se em quatro grupos de trabalho para discussão de propostas em torno dos sete eixos da 6ª CNSI - Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde; Modelo de atenção e organização dos serviços de saúde; recursos humanos e gestão de pessoal em contexto intercultural; Infraestrutura e saneamento; financiamento; e Controle social e gestão participativa - a serem levados à plenária final.
Foram votadas 105 propostas, 15 de cada eixo temático. Foram eleitos ainda os representantes para a Etapa Distrital, que será entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Palmas (TO), sendo 12 representantes dos usuários, seis de trabalhadores e quatro de gestores.
Por Rafael Marshall, do Controle Social SESAI
Atendimento à imprensa: (61) 3315.3580