Notícias
Santa Catarina sedia encontro da RET-SUS com Rede Federal EPCT
Discussões sobre educação profissional em saúde entre as duas redes foram encerradas com participantes da região sul
[box class="img-box span6"]
Foto: Amilton Marques
[/box]
A última etapa da iniciativa de articulação por meio de Oficina Regional entre a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), do Ministério da Saúde, e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica(EPCT), do Ministério da Educação, foi realizada entre os dias 6 e 7 de dezembro, com participantes da região sul, em Florianópolis (SC).
“Estamos promovendo esses encontros para que a RET-SUS e a Rede Federal EPCT se complementem no espaço regional e, juntas, possam potencializar as ações relacionadas à Educação Profissional em Saúde”, ressaltou a coordenadora-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Deges, Roberta e Souza, na mesa abertura do Encontro.
A coordenadora lembrou ainda que o processo de atualização da Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS), que foi realizado em cinco oficinas regionais, chegou à fase de finalização, e destacou a importância da publicação da portaria do Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRO EPS-SUS) para as ETSUS.
A diretora da ETSUS de Blumenau, Cláudia Lange, apresentou a RET-SUS e lembrou que o surgimento da rede se remete ao Projeto Larga Escala, que foi iniciado em 1985, e ao Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE). “A qualificação dos trabalhadores que atuam nos serviços de saúde é um componente decisivo para a efetivação dos princípios e diretrizes do SUS. Nesse sentido, a RETSUS tem uma importância fundamental, visto que tem a missão de formar os referidos trabalhadores, sendo uma importante ferramenta de consolidação do Sistema Único de Saúde, capaz de fortalecer a qualidade de resposta do serviço às necessidades da população”, contextualizou.
Dando continuidade a proposta do encontro, o assessor especial da Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia (Setec), Franclin Nascimento, representando o Ministério da Educação, apresentou um panorama sobre a Rede Federal EPCT e explanou sobre o objetivo da parceria entre os dois ministérios.
A iniciativa é do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), por meio da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Saúde (CGATES), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (ESPJV/Fiocruz), e tem como principal objetivo fortalecer a educação profissional em saúde no país.
Por Amilton Marques, do Nucom SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580/2351/2745