Notícias
Saúde Indígena
Ação de saúde beneficia população indígena em área de difícil acesso
A 40ª Expedição de Saúde, que integra o programa “Sesai em Ação - Saúde Indígena Brasil Adentro”, beneficiou mais de 17 mil indígenas que vivem em áreas remotas abrangidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Purus, no Amazonas, e pelo DSEI Porto Velho, em Rondônia. Ao todo, foram realizados 324 cirurgias, além de consultas especializadas, exames e outros procedimentos.
A ação contou com mais de 50 médicos e enfermeiros voluntários, além do apoio da equipe de profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A ação é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Defesa e a Organização Não Governamental Expedicionários da Saúde (EDS).
O Ministério da Saúde promove a ação por meio da realização de pré-triagem, adequação de infraestrutura no local, alimentação e acolhimento de pacientes, além do planejamento e operacionalização logística em conjunto com a Força Aérea e Exército Brasileiro. Participaram da operação 105 profissionais de saúde indígena que fazem parte do quadro da Sesai.
A ONG Expedicionários da Saúde é responsável pela seleção dos médicos voluntários e coordenação clínica dos atendimentos especializados e das cirurgias que são realizadas em centro cirúrgico móvel, com equipamentos de última geração.
Dentre as principais cirurgias realizadas estão as de catarata, pterígio (um tipo de lesão ocular) e hérnias. Além das cirurgias, foram realizados 3.710 consultas e 4.778 exames e procedimentos nas áreas de odontologia, clínica geral, oftalmologia, ortopedia, ginecologia e pediatria. Para dar continuidade às ações, as equipes da Sesai acompanharão os tratamentos e encaminhamentos dos pacientes diagnosticados com alguma patologia.
Por Nucom Sesai
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580/2351/2745