Notícias
Saúde Indígena
Toccolini discute melhorias com trabalhadores em visita ao DSEI Tocantins
O secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antônio Toccolini, realizou, na última quarta-feira (6), uma reunião de trabalho com os colaboradores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins. O encontro integrou a agenda de visitas técnicas que o secretário tem realizado aos DSEIs desde que assumiu a gestão, há seis meses. Durante sua passagem pelo estado do Tocantins, Toccolini também conversou com conselheiros indígenas de saúde e visitou o terreno, doado pelo Governo do Estado, onde será construída a Casa de Saúde Indígena (Casai) de Palmas.
Entre os temas abordados na reunião, as dificuldades enfrentadas com a insuficiência de profissionais que atuam na área administrativa do DSEI. Os trabalhadores destacaram como prioridades para a gestão a construção de sistemas de abastecimento de água nas aldeias e a reestruturação de postos de saúde, muitos deles funcionando há mais de 30 anos.
“O trabalho tem sido feito com muita dedicação, mas infelizmente ainda não é como queríamos que fosse e isso passa pela melhoria das condições de atuação de nossas equipes na ponta”, disse o coordenador do DSEI Tocantins, Marcelo Lucena.
CASAI
Durante a visita ao DSEI, Toccolini aproveitou para conferir de perto o terreno doado pelo Governo do Tocantins para a construção da nova Casa de Saúde Indígena (Casai) de Palmas. O terreno fica localizado na Região Metropolitana de Palmas e conta com um espaço de 2.400m2.
“A construção de uma Casai em Palmas é um antigo sonho da população indígena do estado. Atualmente, para um parente que vem de longe visitar seu familiar num hospital na capital é uma dificuldade imensa, porque não temos um local que nos acolha”, reivindicou a liderança indígena Sirewe Xerente.
Para garantir a assistência aos indígenas que são encaminhados para o atendimento em hospitais de Palmas, o DSEI Tocantins é obrigado a manter uma equipe de saúde fixa na sede do DSEI. Esta equipe realiza visitas pelos hospitais e centros de saúde onde há indígenas sendo atendidos.
“Vamos priorizar a construção desta Casai porque é uma necessidade e precisa ser resolvida. Vamos enviar uma equipe do Departamento de Edificações e Saneamento Ambiental de Brasília para darmos celeridade à execução do projeto”, disse o secretário.
BATALHÃO
A passagem do secretário Marco Antônio Toccolini por Tocantins foi encerrada com uma visita ao 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro em Palmas. A instituição é parceira do DSEI Tocantins em ações estratégicas de prevenção e promoção da saúde indígena e, neste mês de setembro, está atuando nas ações alusivas ao “Setembro Amarelo”, que diz respeito às atividades lúdicas e educativas de prevenção ao suicídio.
Por Felipe Nabuco
Fotos: Alejandro Zambrana