Notícias
Curitiba terá R$ 979,3 mil para atender pessoas com deficiência auditiva
Com o recurso, o Hospital de Clínicas/Universidade Federal do Paraná ampliará oferta na área de Atenção Especializada
O Ministério da Saúde está liberando um recurso no valor de R$ 979,3 mil para atendimento especializado às pessoas com deficiência auditiva no Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade de Curitiba (PR). Publicada em portaria Nº 1.878 do Diário Oficial da União (DOU), a habilitação do Hospital de Clínicas/Universidade Federal do Paraná, que tem 100% de atendimento pelo SUS, é um importante reforço para o custeio de procedimentos na Média e Alta Complexidade ambulatorial e hospitalar.
O repasse irá ampliar o atendimento aos pacientes na região. Com a portaria, a unidade de saúde passa a ofertar o cuidado desde diagnóstico clínico, cirurgias, acompanhamentos periódicos e habilitação e/ou reabilitação auditiva, conforme estabelecido nas Diretrizes Gerais para a Atenção Especializada às Pessoas com Deficiência Auditiva no SUS. “O objetivo é impulsionar os atendimentos à saúde com qualidade e especialidade na área por meio do SUS”, destaca o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
O recurso será repassado mensalmente pelo Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde de Curitiba. Esse processo acontecerá após a apuração da produção no Banco de Dados do Sistema de Informação Ambulatorial, mediante processo autorizativo, encaminhado pela Secretaria de Atenção à Saúde (SAS).
De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), a unidade conta com 609 leitos, sendo todos pelo SUS. A entidade também conta com atendimento especializado em transplantes de órgãos, hematologia, otorrinolaringologia, oncologia, neurologia, cardiologia, pediatria, obstetrícia, entre outras áreas médicas.
REDE DE CUIDADOS - O Governo Federal tem ampliado o acesso à saúde, à educação e ao trabalho, com o objetivo de melhorar as condições de vida e garantir a autonomia das pessoas com deficiência. No âmbito da saúde, um dos principais avanços foi à instituição da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência no SUS, que tem como finalidade ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência. A Rede está organizada nos componentes da Atenção básica; Atenção Especializada em Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual, Visual, Ostomia e em Múltiplas Deficiências e Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência. Atualmente, existem 190 Centros Especializados em Reabilitação e 33 Oficinas Ortopédicas em funcionamento por todo o Brasil.
Por Fernanda de Lima, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315- 3434