Notícias
Secretário visita DSEIs Yanomami e Leste Roraima
Em visita a Boa Vista(RR), ele se reuniu com lideranças indígenas e participou de audiência pública junto ao MPF
O Secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antônio Toccolini, com o objetivo de acompanhar in loco as ações desenvolvidas pela SESAI, visitou nesta semana os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Leste Roraima e Yanomami, em Boa Vista (RR).
No encontro, que reuniu gestores e trabalhadores do DSEI, além de lideranças e conselheiros indígenas, o Secretário reafirmou o compromisso de fortalecer e melhorar as ações de saúde em área indígena. “Estamos aqui para conhecer de perto o trabalho desenvolvido por todos junto às comunidades indígenas. Vamos continuar fazendo nosso trabalho, que é levar atenção básica de qualidade a todos os povos”, destacou.
Toccolini visitou as instalações dos dois Distritos, conheceu a Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) e almoçou com os trabalhadores e indígenas presentes. Ele também se reuniu com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) Leste RR, Adelinaldo da Silva, da etnia wapixana e com a mais importante liderança indígena dos povos yanomamis, Davi Kopenawa.
O líder dos yanomamis destacou que a presença do Secretário fortalece o diálogo para ampliação das ações de saúde na região. Além disso, Davi Kopenawa ressaltou que a presença do nível central da SESAI nas áreas indígenas deve ter o intuito de entender a importância do Controle Social e ouvir as demandas dos conselheiros para melhoria da saúde dos povos indígenas.
Audiência pública
A convite do Ministério Público Federal (MPF) de Roraima, Toccolini participou de uma audiência pública, na capital do estado, sobre o respeito e proteção aos direitos dos povos indígenas imigrantes da Venezuela.
O evento teve como objetivo colher elementos de pesquisadores, instituições públicas e entidades da sociedade civil envolvidas com o tema, além dos próprios imigrantes, com a finalidade de subsidiar a atuação do MPF junto à situação do aumento de imigrantes venezuelanos na região.
Fotos: SESAI/MS