Notícias
Saúde Indígena
Oficina discute realização de inquérito epidemiológico nacional da saúde bucal indígena
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), deve iniciar ainda este ano o primeiro Inquérito Epidemiológico Nacional da Saúde Bucal Indígena, com meta de concluí-lo até fins de 2018. A iniciativa é pioneira no mundo, levando-se em conta não só o contingente populacional, mas também a grande diversidade sociocultural dos povos indígenas brasileiros. A realização do inquérito faz parte do Programa Brasil Sorridente Indígena, criado em 2011, e atenderá a uma recomendação do Conselho Nacional de Saúde.
O primeiro passo para a realização do levantamento de base populacional será dado nos dias 5 e 6 de abril, quando acontece a I Oficina de Trabalho para a Elaboração do Projeto Técnico do Primeiro Inquérito Epidemiológico Nacional da Saúde Bucal Indígena, em Brasília, contando com a participação de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior, profissionais dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e técnicos da Coordenação Geral de Saúde Bucal, da Secretaria Especial de Saúde Indígena e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
Além de conhecer a situação de saúde bucal da população indígena brasileira, o inquérito visa a estudar os fatores a que influenciam, tais como acesso aos serviços de saúde, práticas alimentares e de autocuidado, condições socioeconômicas, aspectos culturais, acesso ao saneamento básico, entre outros.
A proposta deverá prever a qualificação de todos os cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal envolvidos na assistência nos 34 DSEIs, já que estes terão participação ativa na coleta dos dados do estudo e, consequentemente, na melhoria da organização dos serviços.
O resultado do inquérito epidemiológico irá orientar a organização dos serviços e as estratégias de atuação efetiva das equipes de saúde bucal indígena, bem como servir de linha de base para a avaliação dos resultados da assistência prestada.