Notícias
Saúde Indígena
Toccolini participa da 10ª Grande Assembleia Terena
Em participação na 10ª Grande Assembleia Terena, o secretário especial de Saúde Indígena, Marco Antônio Toccolini, reafirmou o compromisso de sua gestão com o combate à desnutrição, à mortalidade infantil, ao alcoolismo e ao suicídio de indígenas. Estes são os agravos que mais preocupam os povos indígenas que vivem na área do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do MS. A reunião foi realizada na Aldeia Buriti, reunindo lideranças indígenas dos povos Terena, Kadiwéu e Kinikinau, bem como mulheres, acadêmicos indígenas e profissionais de saúde.
Ao falar às lideranças indígenas da região, Toccolini lembrou que, em três meses à frente da Sesai/MS, este foi 15º DSEI que visitou, todos com o objetivo de ouvir os povos indígenas sobre a atenção à saúde que é ofertada nas aldeias. “Os desafios são muito grandes, mas precisamos nos unir e ouvir uns aos outros para alcançar nossos objetivos, e é para isso que estou aqui, para ouvir vocês”, disse o secretário, que lembrou a importância do papel do controle social na saúde indígena. “Quem entende de saúde indígena é o próprio índio, que utiliza estes serviços”, defendeu.
Também presente à assembleia, a coordenadora-executiva do Fórum de Presidentes de Condisi, Lucinha Tremembé, concordou que a atuação do controle social é necessária para “apontar as problemáticas e buscar soluções”. O líder indígena Lindomar Terena, da Terra Indígena Cachoeirinha, também elogiou a pretensão de Toccolini de “ouvir e compreender os povos indígenas”
Durante a visita ao estado, Toccolini também participou da reunião do Condisi MS, realizada na sede do DSEI, em Campo Grande, e visitou a Casa de Saúde Indígena (CASAI), também na capital do Estado.
Assembleia – O primeiro tema em discussão no encontro foi exatamente a Saúde Indígena, em mesa que contou não só com a participação do secretário Toccolini, mas também do coordenador do DSEI Mato Grosso do Sul, Edemilson Canale, de representante do Ministério Público Federal, Emerson Siqueira, da Associação Brasileira dos Povos Indígenas (ABPI), Sônia Guajajara, do Conselho Nacional de Saúde, Rildo Mendes, e da presidente do Forum do Condisi, Lucinha Tremembé.
Também esteve em debate na Assembleia Terena, desta vez na mesa organizada pela Comissão Intersetorial de Saúde Indígena, do Conselho Nacional de Saúde, a regulamentação das profissões de Agente Indígena de Saúde (AIS) e de Agente Indígena de Saneamento (AISAN), bem como a melhoria das condições de trabalho destes profissionais. De acordo com o representante da Associação Brasileira de Enfermagem, Esron Carvalho Rocha, estes trabalhadores já cumprem uma carga horária de formação que os qualificaria a atuar pelo menos como auxiliares de enfermagem, sendo necessário o devido enquadramento profissional. De acordo com representantes da Sesai no encontro, a proposta de regulamentação destas profissões já foi encaminhada ao Congresso Nacional.