Notícias
Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio visa ampliar atendimento
O Ministério da Saúde esclarece que o serviço de cirurgia vascular do Hospital Federal de Ipanema está aberto, funcionando normalmente. A unidade, no entanto, está dentro do processo de reestruturação das seis unidades federais do Rio de Janeiro para ampliar o atendimento à população.
O Ministério da Saúde considera inadmissível, por exemplo, que o serviço de cirurgia vascular do hospital de Ipanema possua seis médicos e cada um realize, em média, 1 cirurgia por semana e 25 consultas por mês.
Devido a essa avaliação dos serviços, a proposta prevê a especialização de cada um dos seis hospitais federais em determinadas áreas. Isso vai otimizar e qualificar os serviços prestados a população, com a definição de metas.
Nesta proposta, a cirurgia vascular será concentrada no Hospital da Lagoa, o que permitirá ganho de escala e especialização, qualificando e concentrando recursos humanos e equipamentos – sem nenhum prejuízo aos pacientes que hoje aguardam cirurgias na unidade. Já no Hospital de Ipanema, será criado um centro de cirurgia de joelho e quadril, diante da maior demanda nesta área.
Essas e outras mudanças previstas no projeto, ainda em andamento, não alteram o atendimento já agendado dos pacientes nem prevê qualquer suspensão de cirurgias.
Não haverá qualquer diminuição da assistência à população do Rio de Janeiro. Pelo contrário, a expectativa é aumentar a oferta.