Notícias
Saúde Indígena
DSEI Maranhão alcança marca histórica de imunização
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Maranhão atingiu a marca inédita de 100% de imunização dos povos indígenas do estado, durante a Campanha Nacional contra Influenza deste ano. Profissionais do DSEI imunizaram 33.723 indígenas, que fazem parte do grupo prioritário. Apesar de atingir bons índices nos anos anteriores, no qual registrou-se 84% em 2014, 81% em 2015 e 89% em 2016, a totalidade na vacinação este ano é um marco histórico para o Distrito.
Segundo o coordenador distrital, Alexandre Cantuária, algumas estratégias foram utilizadas para o sucesso da ação. “Foram realizadas reuniões de sensibilização nos Polos Bases, visando a parceria entre as equipes. Todos os enfermeiros e técnicos em enfermagem receberam orientações sobre a vacina e a meta da população a ser atendida por município de abrangência. Houve disponibilidade de insumos em todas as regionais de saúde, bem como um monitoramento intensivo do “vacinômetro” (programa online que acompanha o índice de vacinação)”, destacou.
Os povos indígenas apresentam um perfil diferenciado de saúde, diante disso a adoção de ações de imunização demonstra ser prioritária e essencial para assegurar a vida destes povos. O diferencial na imunização dos povos indígenas é que os profissionais se deslocam até as comunidades, alcançando uma população que vive de forma dispersa e em aldeias de difícil acesso, exigindo uma logística bem organizada, devido à distância dos centros urbanos.
A ampliação das ações no DSEI Maranhão também se depara com a melhoria da capacidade técnica e dedicação dos colaboradores. Cantuária ressaltou o comprometimento das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) para atingir a meta. “Temos profissionais empenhados e sensíveis ao objetivo da imunização da população indígena, isso é fruto das capacitações que a instituição promove e articulação entre instituições estaduais e municipais de saúde. Além disso, a aquisição de equipamentos para vacinação como caixas térmicas, termômetros e outros materiais qualificaram o trabalho”, lembrou.
A Campanha Nacional Contra Influenza 2017, realizada entre os meses de abril e maio, no mesmo período das ações do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), é uma estratégia utilizada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) para intensificação das ações de vacinação na população indígena brasileira.