Notícias
Saúde Indígena
Mutirão odontológico em Rondônia atendeu mais de 200 indígenas
Durante a primeira semana deste mês, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena, na região de Cacoal (RO), recebeu o mutirão de atendimento odontológico, junto a Organização Não Governamental (ONG) ‘Doutores Sem Fronteiras’. A ação contou com a parceria da Associação de Defesa Etno-ambiental Canindé, da Associação Metareilá, da Fundação Nacional do Índio e da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/MS).
O objetivo do mutirão foi levar tratamento odontológico especializado de alta qualidade para os povos indígenas de 52 aldeias do Polo Base Cacoal e zerar a demanda de atendimento reprimida em área indígena. A ação teve a participação de pelo menos 50 profissionais, atendendo 232 indígenas das etnias Suruí, Cinta Larga e Sakirabia.
Foram 822 procedimentos realizados, como restaurações, tratamentos endodônticos, coroa, exodontia, pino de fibra de vidro, gengivectomia e facetas. Além dos tratamentos foram entregues também 300 kits de saúde bucal e realizadas atividades de educação em saúde, com palestras e oficinas sobre o cuidado odontológico.
A ação colabora com as diversas ações que a SESAI realiza rotineiramente nos demais DSEIs do país, levando atendimento e educação em saúde bucal a todas as localidades. O apoio com de entidades da sociedade civil, em prol da saúde indígena, amplia e qualifica o cuidado integral a esses povos.
Doutores sem Fronteiras
Criada em 2014, a ‘Associação Doutores Sem Fronteiras’ é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a retribuição das conquistas profissionais, por meio da colaboração, utilizando o conhecimento técnico de seus associados com o intuito de erradicar a falta de acesso de determinadas populações às premissas básicas de saúde, educação e bem estar, sem interferir na cultura, religião e características sociais das localidades atendidas.