Notícias
Saúde Indígena
Manaus terá exposição artística de índios da CASAI
Uma iniciativa de integração entre arte, diálogo dos povos indígenas e promoção do cuidado integral à saúde se transformou em exposição artística, em Manaus (AM). A Mostra, intitulada “Bem viver na CASAI Manaus: A arte como forma de cuidado”, estará exposta a partir desta sexta-feira (14), no recém-criado Centro de Medicina Indígena Bahserrikowi’i, na capital amazonense.
A exposição idealizada pela equipe de saúde mental do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus tem o objetivo de mostrar os resultados de uma oficina de artes realizada com os pacientes e acompanhantes da Casa de Saúde Indígena (CASAI).
A oficina, ministrada pelo artista plástico Diego Batista, possibilitou aos indígenas elaborar as obras da exposição, utilizando a técnica Stencil (serigrafia em algodão cru). O resultado são pinturas relacionadas ao grafismo das etnias de cada um dos “artistas” e desenhos que retratam o cotidiano de suas comunidades.
Participaram da oficina cerca de 20 indígenas, oriundos de todo o estado, das etnias Marubo, Mura, Dessano, Tenharim, Arapasso, Tariano, Palmari, Sateré Mawé, entre outras, já que a CASAI Manaus é referência para sete DSEIs da região, havendo diversidade nas obras em exposição.
Segundo uma das idealizadoras da mostra, a psicóloga do DSEI Manaus, Danielle Michiles, a ação tem o intuito de promover o bem viver na instituição, minimizando o sofrimento causado pela presença de doenças. “Muitas vezes os pacientes aguardam na CASAI por dias, e podem ter seu agravo potencializado, por causa da distância de suas comunidades, família e costumes. O trabalho artístico e lúdico tende a diminuir essa ansiedade”, destacou.
A programação da exposição contará também com apresentações de danças indígenas de diversas etnias, culinária indígena, pintura de jenipapo e vendas de artesanato.
Centro de Medicina Indígena
A exposição é fruto de parceria entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e Centro de Medicina Indígena Bahserikowi`i, inaugurado no mês passado, em Manaus. Além de mostrar o resultado da ação realizada na CASAI, o centro promove o bem viver, o protagonismo indígena, valorização da cultura, tratamento espiritual de acordo com os costumes e o diálogo intercultural entre povos indígenas e não indígenas da cidade.