Notícias
Saúde Indígena
SESAI implanta projeto de georreferenciamento em aldeias
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), com o objetivo de melhorar a atuação nas distantes áreas indígenas, realiza o projeto de georreferenciamento 100% em aldeias atendidas pelo Subsistema de Saúde Indígena (SasiSUS).
A iniciativa tem como objetivo fazer o levantamento de coordenadas geográficas e coleta de informações das condições sanitárias e de acesso água de qualidade em todas as aldeias indígenas do país. O prazo final para finalização do projeto é dia 31/3/2017.
Para isso as equipes de gestão e saneamento da SESAI, em parceria com os pontos focais de cada um dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), estarão em constante diálogo para a troca de informações na definição dos locais exatos a serem gerorreferenciados.
A adequação metodológica por meio do projeto visa atender a meta prioritária que é conhecer territorialmente todas as aldeias. Segundo o chefe da Divisão de Avaliação da Saúde Indígena, Marcelo Miranda, “esta nova estratégia representa um esforço para que o trabalho de coleta de dados ocorra de forma simultânea ao desenvolvimento do novo sistema de geoinformação (GEOSI), para que os dados coletados neste processo sigam padrões necessários para que sejam inseridos na nova ferramenta”.
As informações técnicas para que cada DSEI possa implementar o projeto estão aqui.