Notícias
Saúde Indígena
Acampamento Terra Livre destaca apoio à saúde indígena
O Secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antonio Toccolini, participou nessa quarta-feira (26), em Brasília (DF), da maior mobilização indígena do país, a 14ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL).
No encontro, que reúne cerca de 3.800 indígenas de 100 etnias diversas, o Secretário destacou a importância do envolvimento de todos para a discussão das pautas e o apoio para ampliar as ações de saúde por meio da SESAI. “É com alegria que participo deste encontro, ouvindo as demandas e colocando à disposição nossas equipes para atender as lideranças indígenas, para que possamos ampliar as ações da Secretaria junto aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs)”, afirmou.
Para o cacique pernambucano, Neguinho Truká, a presença do governo federal , por meio da SESAI, no ATL representa o fortalecimento das instituições que ajudam a manutenção da cultura indígena. “Temos sempre que aproveitar a oportunidade de um representante do Estado para reivindicar e cobrar as ações. Mas temos também que continuar lutando para fortificar entidades como a SESAI, que é nossa”, ressaltou.
Durante o encontro foram apresentadas pelos membros do Grupo de Trabalho que discute o modelo de contratação dos trabalhadores para a saúde indígena, as deliberações dos 33 Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) que realizaram reuniões ampliadas para deliberar sobre o tema. Segundo a indígena Carmem Pankararu, “os resultados das discussões já foram consolidados e o modelo atual, por meio de entidades conveniadas, foi considerado o melhor formato para garantir assistência de saúde de qualidade aos povos indígenas do Brasil”, destacou.
Toccolini aproveitou o encontro para garantir o diálogo constante para manter a melhor forma de atuação da força de trabalho. Ele ainda destacou o envio de um projeto ao Congresso Nacional de regulamentação da profissão dos Agentes Indígenas de Saúde e Saneamento (AIS e AISAN).
Tenda da saúde
A SESAI/MS é a responsável pelo atendimento de saúde na 14ª edição do ATL. Cerca de 2 mil indígenas receberam atendimento médico no local. A maioria são consultas e prescrição de medicamento para tratamento de hipertensão ou mal estar ocasionado pelo calor e mudança climática.
São 20 profissionais, que além de fazerem o atendimento médico no local, também realizam pequenas ações de atenção primária e estão de prontidão para atendimentos externos e encaminhamento às unidades de referência do SUS.
Por Tiago Pegon
Fotos: Alejandro Zambrana