Notícias
Saúde Indígena
DSEI Manaus promove I Oficina de Saúde Mental
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus deu início nesta quarta-feira (28) à realização da I Oficina de Saúde Mental, voltada a 31 profissionais, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes indígenas de saúde, que atuam diretamente nas aldeias e na Casa de Saúde Indígena (Casai) de Manaus. O evento segue até esta quinta-feira (29) na sede do DSEI Manaus (AM).
O objetivo da oficina é preparar os profissionais para o desenvolvimento de ações voltadas a prevenção e promoção da saúde, bem como ao acolhimento e atenção de usuários indígenas com transtornos psicossociais. “Precisamos discutir estratégias que permitam um melhor cuidado com a pessoa em sofrimento psíquico, inclusive para casos relacionados ao uso prejudicial de álcool e outras drogas”, ressalta a coordenadora do DSEI Manaus, Adarcyline Magalhães.
Durante a oficina, os participantes discutiram diversos temas que dizem respeito à política de atenção psicossocial, o modelo de organização na saúde indígena, bem como o contexto de atuação intercultural dos profissionais em área. O DSEI Manaus é responsável pela assistência de quase 26 mil indígenas, de 35 etnias, que estão distribuídos por 212 aldeias da região.
A capacitação contou com as parcerias das Secretarias de Saúde de Manaus e do Estado do Amazonas, por meio de suas respectivas coordenações de assistência psicossocial, além da Fundação Nacional do índio (Funai/Amazonas) e do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Manaus.
Por Felipe Nabuco
Foto: DSEI Manaus