Notícias
Saúde Indígena
DSEI Alto Rio Solimões inaugura Casa de Apoio à Saúde Indígena
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões deu mais um passo significativo na qualificação das ações de saúde para população indígena do oeste do Amazonas. Na última sexta-feira (2), o DSEI entregou à população indígena do município de Santo Antônio do Iça (AM) uma Casa de Apoio de Saúde Indígena. A nova unidade vai acolher pacientes que estão em trânsito para as aldeias, após passarem por atendimentos na rede municipal do SUS, oferecendo acomodação e alimentação, transporte terrestre e fluvial, e acompanhamento de enfermagem. O município de Santo Antônio do Iça possui uma população de sete mil indígenas, que vivem 27 aldeias da região.
“Antes desse investimento, os indígenas que eram referenciados por nossas equipes de saúde, após receberem alta do hospital ou após realização de exames laboratoriais, não tinham onde se alimentar e por vezes aguardavam horas para voltar para casa. Quando a embarcação não vinha pegá-los, dormiam ali mesmo sem a mínima condição”, recorda o coordenador do DSEI ARSO, Weydson Pereira.
De acordo com ele, com o funcionamento da nova unidade, os indígenas, após receberem a alta médica do hospital, serão encaminhados primeiramente para lá e somente quando a embarcação chegar e tiver devidamente pronta para sair é que a equipe de enfermagem da Casa de apoio os acompanhará até o porto para assim retornarem ao seu local de origem. “Em caso de a embarcação não aparecer, eles terão onde dignamente dormir e se alimentar”.
Casa de Apoio
A Casa de Apoio é fruto de uma parceria entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/DSEI Alto Rio Solimões) e a Prefeitura de Santo Antônio do Iça. Com um investimento de R$ 50 mil, o DSEI reformou e adequou o prédio doado pela Prefeitura e adquiriu os equipamentos e mobiliários necessários. A unidade contará com uma equipe composta de assistente social, cozinheira, auxiliar de serviços gerais, dois técnicos de enfermagem, vigilantes, motoristas e um agente de saúde intérprete.
A Unidade terá condições de acolher diariamente o quantitativo de até 20 pacientes e acompanhantes que estiverem em trânsito ou de alta médica esperando ser removido a sua aldeia de origem. “Já aqueles indígenas que não necessitarem de acomodação nos dormitórios, daí podemos receber até 40 durante o dia”.
Coma inauguração desta unidade, o DSEI ARSO passa a contar com quatro Casas de Apoio, sendo elas em Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá e agora a de Santo Antônio do Iça.
Por Felipe Nabuco
Fotos: DSEI Alto Rio Solimões