Notícias
Saúde Indígena
Curso de saúde bucal do DSEI Cuiabá será apresentado na China
O trabalho de formação de auxiliares de saúde bucal realizado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá em parceria com a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, será exposto na sala de eventos na 9º Conferência Global sobre Promoção de Saúde que será realizada em Xangai, na China, no período de 21 a 24 de novembro de 2016.
O curso teve como objetivo qualificar os trabalhadores indígenas como auxiliares em saúde bucal - ASB, com competências e habilidades para realizar ações de promoção da saúde e prevenção em saúde bucal, contribuindo para a melhoria da qualidade da saúde bucal da comunidade indígena.
Foram formados 17 novos agentes, que eram indígenas que já realizavam atividades voluntárias em saúde bucal nas suas aldeias. O curso com 600 horas foi organizado em três períodos de concentração (teórica e prática) e três períodos de Dispersão (Estágio Supervisionado), com referência à pedagogia problematizadora e do contexto cultural e epidemiológico de indígenas comunidades envolvidas.
O curso foi extremamente importante, uma vez que os estudantes foram treinados de acordo com as Diretrizes para a Atenção à Saúde Bucal nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, Código de Odontologia de Ética e da Lei 11.889 de 24 de Dezembro de 2008, que regula o técnico exercício profissões em Oral saúde (TSB) e Assistente de saúde Bucal (ASB), permitindo uma melhoria no atendimento clínico e ações preventivas para reduzir os índices de cárie e doença periodontal nas comunidades indígenas do DSEI Cuiabá.