Notícias
Saúde Indígena
DSEI Tocantins promove capacitação de conselheiros indígenas de saúde da Etnia Apinajé
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins dá início, nesta terça-feira (15), à capacitação de 14 Conselheiros Locais de Saúde Indígena da Etnia Apinajé. A iniciativa integra o Plano de Ações Estratégicas da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) para o fortalecimento do controle social. O treinamento será realizado em dois dias, no município de Tocantinópolis (TO).
De acordo com a coordenadora do DSEI Tocantins, Ivaneizilia Noleto, entre os principais objetivos da capacitação está o de promover a interação do Controle Social e a Gestão do DSEI, prezando pela satisfação das comunidades indígenas. “Conseguindo uma melhor interação, nós também melhoramos os processos de trabalho voltados aos atendimentos nas aldeias”.
O DSEI Tocantins é responsável pela assistência de quase 11 mil indígenas, de nove etnias, que estão distribuídos em 152 aldeias, das quais 21 estão concentradas no Polo Base de Tocantinópolis. A etnia Apinajé é a terceira mais numerosa do estado, com cerca de 2.200 indígenas, segundo dados do Sistema de Informações da Atenção à Saúde Indígena (SIASI/SESAI/MS).