Notícias
Saúde Indígena
DSEI Tocantins entrega melhorias sanitárias domiciliares
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins inaugurou, no último sábado (28), 15 Módulos de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) na da aldeia Patizal, da etnia Apinajé, no município de Tocantinópolis/TO. A ação fez parte da execução do Plano Distrital de Saúde Indígena do DSEI, e previu um investimento de R$ 211. 185,31 (duzentos e onze mil, cento e oitenta e cinco reais e trinta e um centavos), que beneficiará diretamente uma comunidade de 68 indígenas.
O DSEI Tocantins é responsável pela assistência de cerca de 11 mil indígenas, de nove etnias, que estão distribuídos em 152 aldeias, das quais 28 estão concentradas no Polo Base de Itacajá. A etnia Apinajé é a terceira mais numerosa, com uma população de 2.498 indígenas, o equivalente a 22,99% da totalidade atendida pelo DSEI Tocantins, segundo dados do Sistema de Informações da Atenção à Saúde Indígena (SIASI/SESAI/MS).
A inauguração dos novos módulos sanitários contou com a participação de trabalhadores do distrito e do município de Tocantinópolis (TO), além de representantes do Conselho Local de Saúde Indígena e de outras lideranças indígenas da etnia.
O cacique da aldeia Patizal, Diego Apinajé, falou da importância da construção dos novos módulos. “Estamos em um momento muito importante para nossa comunidade. O dia de hoje vai ficar marcado em nossas mentes como um dia em que recebemos uma importante ajuda para a melhoria de nossas vidas, pois esses banheiros vão ajudar muito na nossa limpeza e de nossas casas. E isso com certeza vai melhorar a nossa vida e nossa saúde”.
A secretária de Saúde do Município de Tocantinópolis, Maria da Conceição Farias Rego, também reforçou os benefícios que os novos banheiros trarão para toda comunidade indígena. Ela também parabenizou a gestão do DSEI e da SESAI pela qualidade do trabalho que vem sendo prestado na Assistência Integral à Saúde do Povo Indígena Apinajé.
“O que notamos é uma grande sintonia que vem sendo mantida entre os profissionais do Polo Base e a equipe de saúde do município, resultado de uma parceria que até o momento só tem gerado ganhos positivos para os atendimentos às comunidades do Povo Apinajé, no âmbito do município”, destacou Maria da Conceição.
A Coordenadora do DSEI Tocantins, Ivaneizília Ferreira Noleto Alves, agradeceu às equipes de saúde pelo empenho na árdua missão de levar a assistência à saúde a povo Indígena Apinajé e enfatizou que “esta é mais uma obra que está sendo entregue pela SESAI, com o objetivo maior de promover a qualidade de vida dos povos indígenas do Brasil”.
A participação do controle social, por meio dos conselheiros de saúde indígena, na construção dos módulos sanitários, também foi destacada pelo conselheiro indígena José Ribeiro da Silva (Zé da Doca). “Como membro do nosso Conselho Local de Saúde Indígena me sinto honrado por mais esta importante obra, que é resultado de um planejamento do qual fiz parte, tanto na elaboração quanto na realização. Isto mostra que o exercício do controle social faz com que os benefícios do governo se concretizem, com mais segurança, junto ao povo”, disse.
Por Felipe Nabuco
Foto Divulgação Dsei AL/SE