Notícias
Saúde Indígena
DSEI Manaus promove curso sobre saúde da criança
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus, em parceria com a Secretaria de Saúde do Amazonas (SUSAM), Fundação Vigilância em Saúde (FGS) e Prefeitura de Manaus, deu início nesta terça-feira (7) ao Curso de Capacitação em Saúde da Criança e Vigilância do Óbito. O treinamento é voltado a 44 profissionais, entre médicos e enfermeiros, que atuam nas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI.
O objetivo da iniciativa é proporcionar discussões que possibilitem qualificar a assistência infantil e melhorar a investigação de óbitos ocorridos dentro e fora das aldeias indígenas.
Até a próxima quinta-feira (9), os profissionais de saúde que atuam diretamente nas aldeias indígenas estarão discutindo temas como a Política Nacional de Atenção aos Povos Indígenas; a necessidade de qualificar as informações no processo de preenchimento das declarações de óbitos, bem como dos instrumentos de coleta de informações sobre saúde indígena; debatendo sobre dificuldades encontradas no trabalho de investigação de óbitos; além de estratégias para qualificar a assistência infantil nas aldeias.
“Esperamos com a capacitação qualificar a atuação de nossas equipes de saúde, sobretudo na assistência infantil, com enfoque na prevenção, utilizando a puericultura como estratégia principal”, explica a coordenadora do DSEI Manaus, Adarcyline Magalhães. De acordo com ela, a próxima capacitação sobre o assunto tem previsão para ser realizada no segundo semestre deste ano.
O DSEI Manaus é responsável pela assistência de cerca de 26 mil indígenas, de 35 etnias, que estão distribuídos em 212 aldeias. O DSEI conta com a atuação de 34 EMSI.
Por Felipe Nabuco
Fotos: Divulgação DSEI/Manaus