Notícias
Saúde Indígena
DSEI Médio Rio Solimões desenvolve ações de prevenção e promoção à saúde para homens com mais de 40 anos
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Solimões e Afluentes, com sede no município de Tefé (AM), realizou nesta quarta-feira (30), no Polo Base Barreira da Missão, um dia de atividades voltadas exclusivamente à saúde do homem. Palestras, atividades físicas, aferição de pressão arterial e exames de PSA (para detecção precoce do câncer de próstata) foram algumas das atividades desenvolvidas pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI).
“Com a parceria do município, nós montamos um laboratório na aldeia para realizar os exames de PSA e os resultados já foram saindo instantaneamente”, explica o enfermeiro do DSEI, Almelino Rodrigues de Souza Neto, lembrando que o exame é a melhor forma de detectar o câncer de próstata precocemente. “Esta foi a primeira vez que realizamos este exame com os indígenas do Polo Base de Barreira da Missão”, complementa.
De acordo com ele, as ações foram focadas em indígenas do sexo masculino com idade acima dos 40 anos, como preconizam as estratégias da campanha Novembro Azul. Participaram das atividades cerca de 80 indígenas, das etnias tikuna, kaixana, kokama e kambemba.
“Sabemos que o público masculino não tem o costume de procurar os serviços de saúde. Portanto, ações como essas nos permitem identificar precocemente doenças que surgem de forma silenciosa e que podem se agravar com o passar dos anos”, explica a enfermeira Lawanna Bonfim, que atua como apoiadora técnica do Polo Base Barreira da Missão.