Notícias
Saúde Indígena
Dsei Alto Solimões realiza atendimentos em pleno Natal
A suspeita de um surto de diarreia na aldeia Jarinal Novo, localizada a 160km de Tabatinga (AM), no dia 23 de dezembro, fez com que uma equipe médica do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Solimões se deslocasse para a região em pleno Natal. “Constatamos algumas diarreias, mas nenhum caso grave”, informou o coordenador do DSEI Alto Solimões, Weydson Gossel Pereira. Mesmo assim, a equipe, formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, realizou 80 atendimentos, sendo apenas um deles grave, de um idoso com sinais de desidratação, que precisou receber soro por via endovenosa. A aldeia, com cerca de 170 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, fica em região de dificílimo acesso, cercada por floresta e igarapés em um raio de 160 km, tendo sido necessário o deslocamento por helicóptero.
O principal agravo verificado no local foi a ocorrência de verminoses, tendo sido providenciada a vermifugação de crianças e adultos. Os profissionais de saúde também orientaram a comunidade a respeito do tratamento da água com hipoclorito de sódio e uso do soro de hidratação oral. “A equipe orientou a tratar toda a água que forem consumir e a reconhecer os sinais de desidratação, e como administrar o soro”, afirmou Pereira.
Alguns dos indígenas também reportaram dores lombares, atribuída à intensa atividade com caça, pesca e cultivo da terra. Receberam orientação sobre uso de analgésicos e pomadas de diversas indicações.
A equipe de saúde deixou na aldeia hipoclorito de sódio, soro de hidratação oral, analgésicos e pomadas em estoque suficiente até a próxima visita de saúde. Na próxima semana, a aldeia receberá nova visita, desta vez para atualização de calendário vacinal de toda a população e atendimentos em saúde bucal.