Notícias
Ministro inaugura novo ambulatório do Hospital do Rocio
A previsão da direção da unidade é que a ampliação de 18 para 53 consultórios deve aumentar a quantidade de atendimentos ambulatoriais de pouco mais de 4 mil para 30 mil por mês
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou neste sábado da inauguração do novo ambulatório do Hospital do Rocio, em Campo Largo (PR). A unidade atende pacientes de todo o estado do Paraná, que tem uma população estimada em 11,1 milhões de pessoas (IBGE 2015). Com o novo ambulatório, a quantidade de atendimentos ambulatoriais da unidade deve aumentar dos atuais 4.116 por mês (em 2016) para 30 mil mensais, segundo estimativa da direção do hospital.
O ambulatório antigo, além de funcionar em outro prédio do Hospital do Rocio, tinha 18 consultórios de diversas especialidades. Agora, com o novo ambulatório, o atendimento passa ser feito no mesmo prédio onde já são realizados os procedimentos hospitalares e, além disso, a quantidade de consultórios aumentou para 53. Segundo a direção da unidade, a capacidade de atendimento vai crescer em 628,8%.
Além dos 53 consultórios, o novo ambulatório conta com três salas de espera com 800 lugares, sala para raio-x, ecografia e exames laboratoriais, teste de esforço, ecocardiograma e eletrocardiograma, entre outros. Além disso, foram construídas três salas de procedimentos, onde serão realizadas retirada de pontos, gesso e curativos. A unidade ainda conta com um restaurante com 250 lugares e estacionamento com 600 vagas para carros, ambulâncias e ônibus.
O Hospital do Rocio é contratualizado com o estado. Para o custeio federal dos procedimentos realizados na unidade, o gestor local utiliza os recursos do Bloco de Média e Alta Complexidade (MAC) enviado mensalmente para o Fundo Estadual de Saúde do Paraná. Em 2015, foram enviados R$ 2,3 bilhões para a atenção hospitalar gerenciada pela Secretaria Estadual de Saúde.
Acompanhado da diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Margaret Chan, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou que o Hospital do Rocio é uma referência em eficiência tanto pela oferta de serviços de saúde por meio do SUS quanto pela sua gestão. Ele vem percorrendo unidades de saúde por todo o país para identificar exemplos bem-sucedidos no atendimento da população e no gerenciamento dos recursos. "Temos visitado hospitais de boas práticas, como aqui, no Hospital do Rocio, para que elas se repitam em outros hospitais e municípios. O novo ambulatório, que estamos inaugurando, é uma conquista importante, pois serão 30 mil atendimentos mensais, e, portanto, uma grande melhoria de acesso da população aos serviços públicos de saúde concebidos com o SUS".
A diretora-geral da OMS visitou as instalações do Hospital e afirmou que o SUS é um exemplo para os países que integram a Organização Mundial, pela lógica de oferta de atendimentos públicos e universais aos brasileiros. Margaret Chan ainda reforçou a importância da troca de experiências entre as diversas formas de gestão para a promoção de atendimentos resolutivos e eficientes. " O SUS e a rede privada oferecem lições para a busca de serviços de qualidade e eficazes, que resultam em acesso à população e melhoria da qualidade de vida".
Por Fábio Ruas, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa - (61) 3315-3533/3713