Notícias
Saúde Indígena
DSEI Cuiabá investe no resgate cultural do uso da medicina Tradicional
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, por meio de sua equipe de assistência farmacêutica, está implementando um projeto inovador voltado ao resgate cultural do uso da medicina tradicional entre os 10 povos assistidos pelo distrito. O objetivo do projeto é fomentar e apoiar a utilização de ervas medicinais, bem como reconhecer a importância dos pajés, benzedeiros e raizeiros como detentores de conhecimentos seculares no cuidado da saúde do seu povo.
“A população indígena do Brasil sempre lutou para preservar a cultura, as crenças e os valores de seu povo. O uso de plantas das florestas e até mesmo ‘benzimentos’ são conhecimentos ancestrais, que os povos indígenas adotaram para curar doenças. Entretanto, com o passar dos anos, foram perdendo paulatinamente esta prática com o contato com os não-indígenas”, explica a farmacêutica do DSEI, Tatiane Morbeck.
De acordo com ela, as ações voltadas ao resgate da medicina tradicional entre os povos indígenas de Cuiabá tiveram início no mês de fevereiro deste ano, com a realização de palestras e rodas de conversa com a população indígena da etnia Myky.
“Em seguida, as ações foram ampliadas para o Polo Base Rondonópolis, contemplando a etnia Bororó, e para o Polo Base Tangará da Serra, beneficiando as etnias Pareci e Nambikwara”, complementa a farmacêutica, lembrando que a iniciativa também tem sido apoiada pelas comunidades e lideranças que percebem que são eles os detentores desse conhecimento.