Notícias
Saúde Indígena
Novos veículos vão garantir mais assistência a indígenas no DSEI Porto Velho
Para reforçar a qualidade da assistência prestada a aproximadamente 12 mil indígenas, em três estados, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho investiu na renovação de parte da frota veicular e está com 34 novas caminhonetes, todas monitoradas por sistema via satélite. Os automóveis vão substituir antigas viaturas e serão incorporados à frota que inclui mais seis vans, caminhões, micro-ônibus e outros, totalizando 51 veículos.
“A renovação da frota visa ampliar e melhorar as condições de acesso garantindo mais assistência à saúde dos povos que vivem na área de abrangência do DSEI, principalmente naquelas regiões de difícil acesso. Temos aldeias, por exemplo, que estão distantes a cerca de oito horas dos Polos Base”, disse o coordenador distrital Weslhey Valani de Paula.
Ele explica que o contrato de locação de veículos do Distrito existe desde 2013. De lá para cá, o DSEI passou a contar com uma frota à disposição o ano inteiro, e com a garantia de renovação dos veículos a cada dois anos. Os custos com manutenção e contratação de motoristas também são de responsabilidade da empresa contratada.
“Nosso esforço é no sentido de garantir que os veículos assegurem o transporte dos profissionais de saúde dos seis Polos Base e da Casai [Casa de Saúde Indígena] para as áreas onde atuam, bem como dos pacientes que necessitam de remoção das aldeias para a cidade. Além disso, facilitam o cotidiano da gestão na oferta de insumos, de ações e de serviços de saúde em campo”, complementa Weslhey.
O DSEI Porto Velho atende uma população de 12.121 indígenas, de 50 etnias, distribuída em 15 municípios nos estados do Amazonas (AM), Rondônia (RO) e Mato Grosso (MT).
Por Graziela Oliveira
Foto: Acervo / DSEI Porto Velho