Notícias
Saúde Indígena
Novos equipamentos de saúde reforçarão qualidade da assistência prestada a indígenas no AM
A população atendida por três dos sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) localizados no Amazonas está recebendo reforços importantes para o dia a dia de assistência à saúde. No intuito de ampliar e qualificar as ações e serviços prestados aos mais de 80 mil indígenas que vivem na região, o Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 2 milhões em equipamentos médico hospitalares e de informática que serão destinados a Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), Polos Base e Casas de Saúde Indígena (Casai). Soma-se a esta iniciativa, sete novas embarcações que vão proporcionar mais conforto e agilidade no transporte entre aldeias e sedes de município.
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, e o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, fizeram a entrega de parte dos equipamentos e de quatro barcos na última sexta-feira (6), em Tabatinga. O material está sendo destinado aos distritos Alto Rio Solimões, Vale do Javari e Médio Rio Solimões. São cadeiras odontológicas, aparelhos para aferir pressão arterial, cadeiras de roda, estetoscópios, desfibriladores, nebulizadores portáteis, computadores e impressoras, dentre outros itens.
"Também estão sendo entregues equipamentos laboratoriais que vão possibilitar a realização de uma série de exames nas aldeias, sem a necessidade de deslocar o paciente até outras localidades. Este é um grande salto de qualidade na assistência, sobretudo numa região onde o acesso à maioria das comunidades indígenas se dá somente por via fluvial ou aérea", pontuou o secretário Antônio Alves.
Os investimentos resultam do projeto QualiSUS, criado em 2011 pelo Ministério da Saúde em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com o objetivo de garantir recursos para implantação de serviços, reestruturação dos já existentes e aquisição de equipamentos. O recurso para a compra das embarcações, no entanto, é do orçamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
CONDIÇÕES DE TRABALHO
Heródoto Sales, coordenador do DSEI Vale do Javari, destacou que os equipamentos vão assegurar melhores condições de trabalho às 16 equipes multidisciplinares que atuam em oito polos base no território coberto pelo Distrito. "São profissionais que periodicamente deixam suas casas e famílias para se dedicar à missão de levar saúde aos povos indígenas", disse Heródoto, durante a entrega de equipamentos em Atalaia do Norte, no último sábado (7). O DSEI atende a uma população de 6.035 indígenas, de seis etnias, que vivem em 56 aldeias e cinco calhas de rio.
A declaração do coordenador vai ao encontro do que disse também o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) do Vale do Javari, Jorge Marubo. "Qualificando as condições e os processos de trabalho, melhoramos a assistência prestada aos nossos parentes", observou, ao mencionar a construção de dez UBSI em comunidades estratégicas na região de cobertura do DSEI. Uma delas, na aldeia Rio Novo, já em fase de conclusão.
Representando o Fórum de Presidentes do Condisi, William Xakriabá acompanhou a entrega de equipamentos nos municípios de Tabatinga e Atalaia do Norte. Para ele, essa conquista é resultado do planejamento e do trabalho do Controle Social. "Somos nós, indígenas, que apresentamos nos Planos Distritais as demandas de cada região. No entanto, não podemos deixar de reconhecer o esforço da gestão para que tudo isso se materialize", ressaltou.
AGILIDADE E CONFORTO
Os sete novos barcos adquirido pela Sesai estão reforçando o transporte no DSEI Alto Rio Solimões. Eles possuem oito metros de comprimento, são confortáveis e têm capacidade para 11 passageiros. Os motores com potência de 115HP garantem mais agilidade no descolamento dos pacientes e das equipes de saúde. Os polos base de Filadélfia, Vendaval, Campo Alegre e São Paulo de Olivença receberam, cada um, uma nova embarcação. Outras três, entregues anteriormente, estão atendendo os polos de Tonantins e Betânia. "São comunidades que estão recebendo pela primeira vez embarcações com esse porte", ressaltou o coordenador do DSEI, Weydson Pereira.
Por Bruno Monteiro
Fotos: Alejandro Zambrana / Sesai-MS