Notícias
Saúde Indígena
Equipes de saúde do DSEI Rio Tapajós são capacitadas para execução de testes rápidos
Para ampliar o acesso ao diagnóstico e às ações de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós, em Itaituba, no Pará, realizou uma capacitação para seis profissionais responsáveis pela realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, lotados no município de Jacareacanga.
“Essas capacitações são muito importantes, pois permitem um melhor entendimento das atividades de aconselhamento, abordagem do paciente, condutas frente a resultados positivos, tratamento e prevenção, além de possibilitar que os profissionais realizem a prática de execução dos testes”, explica a Responsável Técnica (RT) do Programa de Saúde Sexual, IST, Aids e Hepatites Virais do distrito, Joselice Pereira.
Ao todo, foram realizadas três capacitações sobre testes rápidos este ano, totalizando 16 trabalhadores capacitados, nos municípios de Novo Progresso, Itaituba e Jacareacanga.
Atualmente, o DSEI tem registrado três casos de hepatite B. O tratamento é realizado em parceria com o Centro de Testagem Anônima (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) dos municípios.
“A realização dos testes rápidos vem agregar valor e ampliar o acesso desses serviços dentro das áreas indígenas. Como as aldeias estão localizadas em áreas de difícil acesso e o deslocamento desses pacientes para a sede do município se torna muito complicado, fazer esses diagnósticos nas próprias comunidades agiliza o trabalho das nossas equipes”, disse a coordenadora do DSEI, Cleidiane Carvalho.
Por Graziela Oliveira
Fotos: Acervo/DSEI