Notícias
Saúde Indígena
Técnicos de enfermagem do Dsei Altamira participam de capacitação
Técnicos de enfermagem do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Altamira participam, até esta sexta-feira (6), de um curso de capacitação sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutriciona (Sisvan). Promovido pelo DSEI Altamira, o curso visa aprimorar os conhecimentos dos profissionais no Sisvan e fortalecer o monitoramento da alimentação e situação nutricional dos povos indígenas da região. O evento, que acontece no município de Altamira (PA), teve início na última segunda-feira(2).
Segundo a nutricionista Teodora Honorato Alencar, atentar-se à alimentação dos povos indígenas é indispensável à manutenção de sua saúde, uma vez que hábitos não-indígenas são cada vez mais comuns e prejudicam a saúde desses povos. “É fundamental capacitar os técnicos de enfermagem para fortalecer as ações de Vigilância Alimentar e Nutricional nas aldeias pertencentes ao DSEI Altamira. Com a mudança dos hábitos alimentares e dos costumes, vem sendo registrado um aumento da prevalência de algumas doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade. É preciso uma atitude de vigilância constante”, afirma Teodora Alencar.
O coordenador do DSEI Altamira, Lindomar Carneiro da Silva, corrobora com a afirmação da nutricionista. “Essa capacitação é de extrema importância para intensificar as ações de vigilância, auxiliando na prevenção de problemas relacionados à alimentação”.
Outros dois cursos estão previstos para este ano de 2015. Ao todo, 60 profissionais técnicos de enfermagem estarão capacitados até o fim do ano.